Endgame

Acordei com o Si Fu batendo na porta e me levantei para abrir. O Chi Sau do dia anterior tinha gerado muitas questões em mim e foi muito importante fazer uma reunião matinal para podermos aparar as arestas, limpar algumas questões e prosseguir inteiros nesse último dia de viagem.

A lição que ficou para mim não é nova, mas sempre pertinente. Como diria Confúcio, “um homem que comete um erro e não corrige está cometendo dois erros”.

Passei no Dunkin Donuts para comprar café da manhã e levei para o hotel. Comemos rapidamente e fomos para a sala de convenções do hotel, onde aconteceriam diversos seminários realizados pela maioria dos grandes mestres presentes.

Si Gung foi o primeiro a falar, seguido por uma escalação impressionante de Si Baak Gungs. O resultado daquela manhã foi uma percepção surpreendente de como o entendimento e a forma de transmissão dos descendentes diretos de Si Taai Gung Moy Yat é completamente diferente de Si Fu para Si Fu.

Dizem que o bom kung fu te permite expressar seu verdadeiro eu e o que pudemos ver ali foram diversos mestres excelentes.

No horário do almoço, tentamos comer no Asian Jewels, mas o lugar estava cheio demais. Então Si Fu, Thiago e eu fomos procurar um plano B. Acabamos no 44 South Village, um restaurante chines com pegada moderna e tivemos um almoço muito bom.

Talvez por conta da sintonia matinal, o nível de todos os papos conduzidos pelo Si Fu conosco ao longo do dia parecia superior em complexidade e entendimento. Falamos de muitos assuntos importantes, do Instituto Júlio Camacho, do que é ser um bom Si Hing, tutorização, mobilização, frustração, kung fu, evolução e sobre incontáveis outros temas.

Voltamos para o turno dos seminários da tarde e fomos brindados com mais uma leva de grandes conversas. Foram entrevistas, treinos práticos, exposições, bate-papos… Si Fu foi um dos dois Mestres Seniores convidados a falar e expôs um tema que está bastante em voga na nossa família que é a vida kung fu e o kung fu na vida.

Após o turno da tarde, saí com o Thiago procurando um globo de neve, mas não encontramos nada. Retornamos pro hotel, nos arrumamos e descemos para o grande evento da noite, o jantar de comemoração do aniversário de Si Taai Po Helen Moy, líder da linhagem Moy.

Foi um evento incrível, com um banquete chines, homenagens, discursos e bons papos. Após a comemoração, todos ficaram confraternizando no grande salão e tive a oportunidade de tirar fotos com muitas das grandes lendas vivas de nossa linhagem.

01 01 01 01 01 01 01 01

No final da noite, nos despedimos, levamos o Si Gung e Maria na porta do hotel e subimos para o quarto. Si Fu conduziu uma última conversa de sintonia e o cheiro do término já estava no ar. Foi um evento intenso com muito aprendizado e muita ressignificação de conceitos antigos.

Da minha parte, sinto uma missão pessoal de retornar ao Rio e dividir um pouco do momento e das crenças de nosso Si Fu com as irmãs e irmãos que não puderam ir. Existem muitas formas de expressar nossa individualidade e muitas formas de expressar nosso kung fu. Nosso Si Fu tem uma forma única e especial e é isso que faz dele um artista marcial e isso é o DNA da nossa Família.

Tecnicamente, amanhã é o último dia, mas hoje foi um coroamento digno de toda a experiencia que tivemos.