VIAGEM A SÃO PAULO 28.06  - DIA 01 - Nossa Casa Legatária - Por Carmen Maris.


Desde que tive notícia de que haveria um Instituto Moy Yat do nosso Grande Clã MYS em São Paulo a ser inaugurado em junho desse ano com a visita do meu Si Baak Gung William Moy, integrar essa comitiva me foi a única escolha possível.
Mesmo sendo recente na família e como discípula, sou muito vinculada, consciente da importância histórica de um evento desse porte e sei que certamente me arrependeria se não viesse. Seria único.
Essa idéia de relação vitalícia é lei para mim e está claro que devo fazer meu melhor para estar sempre próxima de todos os membros da Família-Kung Fu.





Comecei o dia indo buscar o Si Fu em Copacabana, onde ele tinha um compromisso de trabalho para então tomarmos um bom café da manhã e seguirmos com folga no horário para o Aeroporto Santos Dumont.

Nesse café, passamos um longo tempo conversando sobre alguns membros importantes e queridos da família que estão retornando à rotina de práticas (para minha sorte e de outros irmãos meus também mais recentes).

O fluxo dos assuntos seguia quando resolvi abrir a mochila e um desafio se apresentou para mim logo de cara: não achei meu RG. Um problema real, que se não fosse resolvido, me impediria de viajar. Mesmo na crise, relaxei. Contei ao Si Fu e ele me ajudou com a solução:
  - "A sua funcionária está na sua casa? Manda ela de Uber para o aeroporto já com o RG".
Foi o que fiz. Marilda chegou 10 minutos antes do nosso embarque. Tudo encaixou.

Na foto acima, Si Fu e eu já no avião. O vôo foi muito curto para tanto assunto. Não acabava.
Em especial, trocamos idéias acerca de como é a vida na costa oeste dos Estados Unidos, lugar onde morei em 2015 e que será seu próximo destino.

Chegamos em São Paulo e era só aguardar a Família Moy Fat Lei com meu Si Hing Thiago Pereira e seus discípulos Caroline Archanjo e Luiz Grativol, que vinham de carro.
Eles chegaram, almoçamos e finalmente fomos para o Instituto Moy Yat.




O Instituto fica em uma casa belíssima no Brooklin.
Tem quintal na frente e à esquerda já vemos o Muk Yan Jong instalado.
Dentro do salão principal, Si Baak Gung John Tsang preparava o San Toei e logo depois faria o procedimento de Feng Shui na área externa da inauguração.
O nosso Si Baak Gung William não pode embarcar no vôo de Nova Iorque para São Paulo, o que alterou a programação, mas não a ponto de perdermos o ritmo. Ele agora chega na manhã de sábado, dia 29.
Conhecemos a casa, vimos objetos, quadros, livros, fotos...enfim. Algumas "jóias da Família-Kung Fu" de nosso Patriarca. Um belo acervo.
Acima eu ouvindo de meu Si Gung, o Grão-Mestre Leo Imamura sobre como foi feita aquela escultura de parede, que me chamou tanta atenção; era apenas o contorno do Si Taai Gung. Sem rosto. É sua presença que deve estar figurada ali, na entrada. Si Gung explicou que a encomenda foi propositadamente de uma escultura de ferro fundido, para que pudesse envelhecer, apresentar os sinais do tempo que vai passar, o que não aconteceria com aço inoxidável, por exemplo.
Muito profunda essa intenção.




Já em plena cerimônia de inauguração, tivemos a honra de ver discursos muito tocantes de vários Mestres: nossos Si Baak, Si Suk, Si Hing, Si Baak Gung e o tocante e emocionado discurso de nosso Si Fu (foto).
Suas palavras eram sobre o quão preciosa era a convivência direta com o Patriarca Moy Yat e o quanto após sua partida as relações entre os membros foram amadurecendo.
Ele ficou sensibilizado ao falar da a relação de admiração com seu Si Fu e do quanto o amor é o que leva à diante o aprendizado e a Família-Kung Fu.

Após o final da cerimônia, fizemos a foto oficial e seguimos para o jantar no restaurante Bacobuquê para finalizar esse dia.

Esse foi um dia que valeu cada minuto, cada segundo. É a nova casa de nossa grande família, do legado do Patriarca Moy Yat. Celebremos!


Carmen Maris ("Moy Kat Ming")