Ansiosos pela chegada do Si Baak Gung William Moy, nos dirigimos do hotel onde estamos hospedados até o Instituto Moy Yat de manhã.
Ao chegarmos lá, enquanto tudo era montado para sua chegada, tivemos um breve relato de nosso Si Fu e de nosso Si Baak Nataniel Rosa sobre como era a convivência com Si Taai Gung Moy Yat.
Eles contaram suas histórias engraçadas, descreveram a maneira de ser do Patriarca de nossa linhagem de maneira descontraída, mas ao mesmo tempo muito respeitosa. (foto)
Eis que chega o Si Baak Gung direto do aeroporto.
Já entrou diretamente para a palestra "Meu pai, meu Si Fu". Esse talvez o mais esperado momento do evento.
Saber como era a relação Si-To de um Grão-Mestre com esse pai tão especial, com duplo papel, era o que todos queríamos ouvir. Ele descreveu o lar onde viviam, a relação com os pais, a vida Kung Fu.
Ele respondeu diversas perguntas dos mestres e praticantes presentes na platéia. Muitas de naturezas diferentes, que iam de temas das próprias relações familiares, como era a visão do Si Taai Gung de zelar pela segurança, pela integridade física do praticante - uma vez que se trata de uma arte que é marcial - até qual era a relação dele com os esportes.
Foi muito enriquecedor poder ouví-lo.
Após o almoço, voltamos ao Instituto para o Workshop de Chi Sau ("Braços Aderidos"), que começou com o leve rolar dos braços, passou pelo Paak Sau, Gwan Sau e os participantes que puderam acompanhar tudo em seus domínios aproveitaram cada segundo de todo aquele Kung Fu como puderam.
Terminado o workshop, seguimos para o hotel e nos preparamos para o jantar de aniversário de Si Taai e do Si Baak Gung Jong Tsang.
Aproveitei muito aquele comento tão aconchegante de estar no seio de uma família tão unida, e com presenças tão ilustres. Foi momento de confraternizar com todos. Como foi impagável estar na presença de tantos membros vitalícios ao mesmo tempo.
Assistimos a uma linda homenagem em vídeo - montada pelo Si Hing Thiago Pereira - à Si Taai, com depoimentos da família, fotos importantes e sua narração de sobre como vê essa incrível vida que vive.
Terminei essa noite com uma sensação espetacular em todos os sentidos. Mais situada na genealogia, mais entrosada com as relações, mais conectada com meu próprio desenvolvimento de Kung Fu e certamente feliz com carinhos que recebi dos meus ancestrais.
Esse dia 29 de junho de 2019 vai morar na minha memória como um dia único em que fiz mais viagens: viajei no tempo, viajei para a China, para Nova York, ...viajei pela minha nova história.
Meus agradecimentos ao Si Baak Gung William Moy.
Carmen Maris ("Moy Kat Ming")