Congraçamento

Quando começamos nosso dia, já tínhamos certeza de que ele demandava uma mistura curiosa de disposições: num lado planejamento, esforço, organização, concentração e precisão. No outro alegria, descontração, senso de humor, gargalhadas, espírito patriótico, sensibilidade e gratidão. 

Carmen com Si Taai Vera

Um olho no Jogo e outro na cozinha

Vivemos um dia longo, o desafio de organizar uma Ceia de Ação de Graças que seria feita pelo Si Hing/Chef Carlos Antunes onde no processo de preparo tinha o jogo de estreia do Brasil na Copa do Mundo bem no meio.

Quando chegamos de viagem, fomos ao mercado fazer as compras dessa ceia. Si Hing Shan Si chegou com várias listas de compras para os pratos típicos que queria cozinhar. Todos típicos do Dia de Ação de Graças e com um detalhamento fascinante. Ah, fiz questão de ser sua ajudante para as coisas em que precisasse de um apoio braçal. Fiquei impressionada com o auto desafio que o Shan Si abraçou, afinal assar um peru inteiro, devidamente eviscerado, e temperado do zero por ele mesmo é tarefa que não se enfrenta muito no nosso país. Ali o famoso “Chester” é o mais popular em fim de ano porque já vem preparado. É a Lei do Menor Esforço.

Carmen com Si Suk Úrsula

Si Suk Úrsula, Si Taai Vera e Rebeka

Si Fu e Família vendo o jogo

Família Kung Fu assistindo jogo

Bolão

Enquanto ajudávamos o Antunes começava o jogo Brasil x Sérvia. O Si Fu foi o diretor do bolão em família:
— “Quem você acha que ganha e o placar?
Eu lancei:
— “Sérvia 3x2” - pessimista para o time do Brasil seguindo a linha das zebras que andam vencendo.
E que bom que foram 2x0 para o Brasil. Golaços do Richarlison e não ganhei os US$45.00, pois aí estaríamos frustrados e quiçá sem fome para a ceia.

(Si Hing Shan Si ganhou o bolão)

Si Fu entregando prêmio para Antunes

Ação de Graças

Fomos à mesa para a ceia como a família americana faz. O jantar estava excelente e o placar do jogo era um bom resultado para o Brasil. Mantivemos tudo que disse lá atrás sobre as disposições de alegria e descontração, mas no momento de todos à mesa, algo a mais, a qual todos tem o que dizer: a Gratidão.

Tudo foi marcante nesse dia. Não teve momento em que não pensei que estava vivendo um momento raro e muito rico. Tenho a agradecer muito a muita gente na minha vida, mas esse foi o momento de gratidão por ter seguido um fluxo que me trouxe até aqui, até o meio dessas pessoas notáveis que me ajudam a construir a capacidade de me aprimorar. E ainda por cima poder chamar de Família.

Família reunida para o thanks giving


Carmen Maris
Moy Kat Ming
梅 吉 明