Meu último dia na imersão e a rodoviária que não era.

Aqui escrevendo sobre meu último dia em Comitiva para a nossa 1a Imersão de Vida-Kung Fu nos Estados Unidos. Eu iria viajar de volta para o Brasil no dia seguinte e aqui faço um apanhado dessas últimas atividades e de convívio.

Começamos o dia com a caminhada mais longa e dura de todas para mim. Em Vida-Kung Fu é crucial superar as próprias limitações e evitar as desculpas para fazer algo difícil. Às vezes esse algo é fácil em outras circunstâncias, como, por exemplo, quando temos controle de onde, quando, que horas e sob que condições fazemos.

Caminhada

Creio que andamos uns 5 quilômetros. Não sei ao certo. E era um trajeto difícil, que meu Si Hing Thiago Silva teve como desafio saber para a volta. Foi bem cansativo para mim, que sinto dor a partir de um certo ponto. Ali não tinha como parar. E tudo bem. Apesar da limitação, busquei me aproveitar da experiência.

Lazer da tarde e uma prática especial

Saímos para conhecer a Farmers’ Market (feira livre de artesanatos e alimentos) mais um mercado atacadista enorme e depois de um cachorro-quente com Relish voltamos para casa.

Eis que o Si Fu convoca a mim e meu Si Hing Carlos Antunes para uma prática especial na piscina. Posso dizer que estava esperando por ela. Eu gosto muito de água e apesar de ela estar bem fria, eu queria viver aquilo que o Si Fu descrevia fazendo Siu Nim Tau durante a pandemia ainda na região de Hallandale Beach.

Chi Sau Aquático

Chi Sau Aquático

Manter a base foi difícil e também todas as posições e movimentos. É uma luta contra o peso e a pressão da água. Si Hing Antunes e eu fizemos Chi Sau e depois as listagens novamente na água quente. Também muda o cenário. Que bom viver a variação.

Encerramento

Fico feliz quando vejo capacidade de adaptação. Um churrasco feito na Air Fryer simboliza bem isso. Não tem álcool para a churrasqueira? Dá-se outro jeito e o importante é fazer. O Si Fu e meus irmãos-Kung Fu fizeram tudo juntos. Um jantar especial. Fiquei feliz em ver a eficiência em tudo e tocada com a atenção cuidadosa comigo.

Jantar

Reunião de encerramento

Finalizamos o jantar e nos reunimos para fechar minha participação na Comitiva. Falei bastante sobre minha experiência e de maneira bem profunda. Não poderia estar mais grata pelo trabalho que todos fizeram comigo nas práticas e no convívio, afinal, sou muito mais nova como praticante e a coisa anda mais devagar comigo. Cada dia valeu a pena.

Meu vôo de Orlando para a escala em Houston sairia 15:30 do dia seguinte e tinha comprado com a ajuda imprescindível da Si Jeh Maria Alice e depois da Si Mo uma passagem de ônibus para outra cidade mais perto do aeroporto. Si Fu, Si Mo, Si Hing Thiago Silva e Si Hing Carlos Antunes me levaram para Tampa para que eu pegasse o ônibus. Ali tivemos os cinco ao mesmo tempo a experiência de aprender algo completamente novo: esperávamos ver uma estação de ônibus, mas o endereço era uma estação de trem e na verdade o meu veículo estava parado exatamente do outro lado da rua. Simplesmente me esperando. Presença de espírito de todos me ajudou. Devo essa a eles ou perderia o ônibus e teria que dar outro jeito.

Embarque

Embarque

Embarque

Ali desembarquei da comitiva com a tranquilidade de quem aproveitou totalmente a experiência da Imersão. Agora é “digerir” tudo que vivenciei.

Agradeço muito ao Si Fu, à Si Mo, aos Si Hing e à Si Taai pelos dias juntos e por tanta troca.

Muito obrigada!


Carmen Maris
Moy Kat Ming
梅 吉 明