Na segunda parte do dia 02 de Março de 2019, partimos para o Clube Desportivo da Graça, onde a primeira aula Sênior do meu Si Fu Julio Camacho começou no caminho, em função de uma distração minha na orientação do percurso, eu acabei entrando no meu velho e falho modus operandi de me defender de uma proposição ao invés de agir nela. Nada que causasse um nenhum grave desvio do fluxo de nossas atividades, mas que rapidamente me foi sinalizada sobre a lembrança de que a pior atitude que se deve ter sob qualquer tipo pressão, é se acuar ou acusar o golpe. 
Já no Tatame de meu amigo e mestre de Jiu Jitsu, Felipe Monsanto, pude participar ativamente da primeira aula do Programa Fundamental em território internacional ministrada inicialmente pelo Si Fu, mesmo ainda bem abatido da garganta, e perceber a meu Si Hing assumindo a titularidade a atividade com maestria, sempre por intervenções de nosso Si Fu, que gerava uma nítida empolgação crescente na turma composta exclusivamente por mulheres. Enquanto nosso anfitrião atento à cada detalhe, fazia questão de registrar todo o evento de seu smartphone.
Algo que marcou-nos nessa experiência, foi a participação ativa do Pablo Valente, que mesmo sem jamais ter sido apresentado ao instrumento, graças ao fato do Sistema Ving Tsun ser uma arte cujo aprendizado real fica incorporado mesmo distante da pratica cotidiana, assim como o Programa Fundamental é uma ferramenta tão rica e simples, que em poucos minutos ele atuava na mobilização das participantes de maneira muito eficaz. Trazendo orientações pertinentes e precisas à cada dispositivo apresentado. Um detalhe peculiar pessoal é que a experiencia de apoiar uma prática sobre o tatame, algo que me trouxe uma certa preocupação preliminar, foi para mim bastante comum, e de certo ponto até mais confortável nas demonstrações mais energéticas com o Si Fu, pela óbvia razão que ser é bem melhor ser derrubado pelos por aquela bendita composição entre pernas e braços dele, que eu nunca sei de onde vem direito, quando o chão é mais macio. (Risos).


Missão cumprida, fomos ao Miradouro da Graça por sugestão minha, onde antes de apreciarmos a paisagem exuberante de grande parte de Lisboa, fizemos um pequeno pós evento sobre a aula anterior, e pudemos através da narrativa de cada um ampliarmos nossa própria perspectiva de como foi essa experiência significativa nesse segundo dia de viagem em comitiva.